Roubo de carga pode ter risco reduzido, confira nossas dicas
- baitatec
O roubo de carga é um problema recorrente no setor de transporte de cargas no Brasil, gerando prejuízos milionários para empresas e, muitas vezes, colocando em risco a segurança dos motoristas e da população em geral. No entanto, especialistas afirmam que é possível reduzir esse risco, adotando medidas preventivas e tecnologias de segurança.
Segundo dados da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC & Logística), houve 14,4 mil ocorrências no Brasil em 2021. Como resultado, esse tipo de crime causou prejuízo de R$ 1,27 bilhão.
Conforme o levantamento, o aumento das ocorrências no litoral sul de São Paulo chama a atenção. No fim do ano passado, três veículos tiveram a carga saqueada em apenas dois dias.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-SP), contudo, o número de ocorrências vem crescendo em todo o Estado. De janeiro a setembro de 2022, por exemplo, foram registradas 4.725 ocorrências. Ou seja, são 126 casos, ou 2,7% a mais que em 2021. Embora seja um problema difícil de resolver, há maneiras de reduzir os riscos.
A seguir, listamos algumas dicas importantes para evitar o roubo de carga e aumentar a segurança na estrada:
Planeje rotas seguras
Invista em tecnologias de rastreamento e monitoramento
Faça seguro adequado
Realize treinamento de motoristas
Colabore com as autoridades
Tecnologia
A tecnologia também permite que as empresas de transporte reajam rapidamente em caso de desvios não autorizados no trajeto programado.
Diversificar Rotas
Por isso, é essencial que os motoristas planejem diferentes trajetos para o mesmo destino sempre que possível.
Evite compartilhar informações com estranhos
Este é o conselho que os especialistas em segurança recomendam aos motoristas de caminhão, especialmente em relação a detalhes sobre a rota e tipo de carga transportada, especialmente se forem produtos valiosos e visados, como eletrônicos, bebidas e alimentos. Planejar cuidadosamente as paradas ao longo da rota, selecionando pontos de apoio seguros, o que pode ser feito com o auxílio de aplicativos e recomendações de outros motoristas.
Por fim, é essencial evitar dar carona a desconhecidos, devido aos riscos de assaltos ou transporte de produtos ilegais, que podem resultar em complicações legais para o motorista.
Conheça o Imobilizador MAC 4G da Baita Tecnologia.
O anti jammer do mercado de tecnologia embarcada para prevenção de roubos e perdas!
Uma solução inovadora, para um mercado crescente e com carência de novas soluções.
Buscando inovar em soluções de segurança para sua Frota?
Entre em contato conosco para uma avaliação técnica conforme suas necessidades.