Programa de renovação da frota para caminhões: os próximos passos.

Programa de renovação da frota para caminhões: os próximos passos.

No começo de dezembro, o Governo Federal publicou no Diário Oficial da União o Decreto nº 11.276/2022, que regulamenta o Programa Renovar. O objetivo é tirar de circulação os caminhões de mais de 30 anos de uso. Ou seja, colocar em prática uma ação efetiva de renovação da frota.

Com mais uma etapa da avançada, o Estradão foi atrás da Associação Nacional das Fabricantes de Veículos Automotores, a Anfavea para entender quais serão os próximos passos do do Programa.

O vice-presidente da associação, Luiz Carlos Moraes explica que a portaria sairá em 120 dias. E ela determinará como será a operacionalização do programa.

De acordo com Moraes, até lá as regras gerais estão sendo definidas. “Nesse período, o governo também está desenvolvendo um aplicativo. Com essa ferramenta, as pessoas interessadas em vender seu caminhão antigo poderão se cadastrar”, diz.

Função do aplicativo
Aliás, o app será a ferramenta principal para cadastro. E também para toda a etapa do processo de negociação. Inclusive, a operacionalização da instituição financeira. Ou seja, o banco que será responsável pelo pagamento dos caminhões antigos.

O desenvolvimento do app está sendo feito pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). Quando o programa eletrônico estiver pronto, o caminhoneiro poderá realizar todo o processo. E de forma automática. Assim, será possível vender o caminhão. Bem como abrir uma conta corrente. E também receber o pagamento pelo app.

Seja como for, a portaria do programa também vai revelar onde será a rede de descarte. Seja como for, Moraes também revelou que a Anfavea está em conversas com o governo. Portanto, a ideia é viabilizar uma linha de financiamento para o caminhoneiro adquirir um caminhão seminovo. Isso após descartar seu caminhão antigo.

Linha de financiamento
“O objetivo é construir uma linha de financiamento. Mas que caiba no bolso do caminhoneiro. E que seja acessível”, diz Moraes.

Segundo ele, as montadoras têm interesse em oferecer algum benefício nesse processo. Isso para que haja um sistema de financiamento acessível e viável. Com linhas como Crédito Direto ao Consumidor (CDC). Ou até mesmo consórcio.

Trata-se de um subsídio. Portanto, o modelo usado entregue ao programa de renovação da frota vai funcionar como uma espécie de sinal de pagamento.

“O importante é que com o valor do bem o caminhoneiro possa investir em um veículo menos poluente. E também mais eficiente”, diz.

De acordo com a Anfavea, estima-se que os recursos de R$ 500 milhões anuais direcionados ao programa saiam do Fundo Nacional do Petróleo. Bem como de multas de trânsito. E também do Cide sobre o álcool etílico combustível.

O objetivo do Renovar é estimular a troca do veículo velho por outro mais novo. Ou por um zero-km. Porém, a adesão não será obrigatória.

Segundo dados da Secretaria Nacional de Trânsito, há mais de 3,5 milhões de caminhões em circulação no Brasil. Do total, 26% foram feitos há mais de 30 anos. Em outras palavras, são cerca de 910 mil veículos nessas condições. Portanto, o potencial do programa é alto. Seja como for, não há dados sobre a expectativa do número de adesões.

Luiz Carlos Moraes salienta sobre a importância do impacto ambiental do Renovar. “Será essencial para reduzir a emissão de poluentes. Além disso, haverá diminuição de acidentes. E também dos gastos com o caminhão.”

Fonte: Estadão

Conheça o Imobilizador MAC 4G da Baita Tecnologia.

O anti jammer do mercado de tecnologia embarcada para prevenção de roubos e perdas!

Uma solução inovadora, para um mercado crescente e com carência de novas soluções.

Buscando inovar em soluções de segurança para sua Frota?

Entre em contato conosco para uma avaliação técnica conforme suas necessidades.

plugins premium WordPress
Rolar para cima

Faça um Orçamento

Preencha os campos abaixo que iremos entrar em contato para mais informações.