Como fazer uma gestão efetiva de riscos na logística?
- baitatec
O que toda a empresa logística deseja é operar em um ambiente estável e previsível, mas, para isso, diversos obstáculos precisam ser identificados com antecedência para, então, serem superados.
É exatamente esse o papel do gerenciamento de riscos, área que atua na prevenção de problemas que ocorrem nas rotas de transporte.
Além da proteção dos ativos da empresa, investir em boas práticas voltadas a gestão de risco traz diversas vantagens para a empresa, confira abaixo:
– Aumento da confiança para a tomada de decisão da empresa;
– Controle do impacto de ameaças que não forem possíveis de evitar;
– Mais facilidade para atingir metas do negócio;
– Fortalecimento da confiança de clientes, colaboradores e parceiros de negócios em relação à
empresa;
– Maior estabilidade das operações;
– Segurança financeira, evitando prejuízos e perdas.
Na operação logística, podem ocorrer diversas situações, como roubos nas estradas, danos à carga, problemas de estoque e armazenamento, entre outros.
Todas essas ameaças se refletem em grandes perdas para as empresas. Segundo uma pesquisa realizada pela Associação Nacional de Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística), em 2021 aconteceram 14.400 ocorrências de roubo de cargas no Brasil. Isso representou um aumento de 1,7% em relação ao ano anterior.
Outro índice que apresentou crescimento em 2021 foi o de acidentes nas rodovias federais, com 1,6% a mais do que em 2020, de acordo com levantamento da Confederação Nacional do Transporte (CNT). Em relação ao número de mortes, o crescimento foi de 2,0%.
Confira as boas práticas para realizar o gerenciamento de riscos logísticos:
Navegue pelo conteúdo
Toggle1. Identificar os possíveis riscos
Primeiramente, é necessário identificar os possíveis riscos capazes de afetar a operação logística. Deve ser feito um mapeamento detalhado, incluindo a análise de ocorrências passadas.
2. Analisar e avaliar cada risco
Com os possíveis riscos identificados, é hora de detalhar cada um deles, suas causas, as chances de ocorrerem e suas possíveis consequências. Em relação a situações do passado, verifique as falhas envolvidas e o que poderia tê las evitado.
3. Criar estratégias para mitigar os riscos
Conhecendo as ameaças, chega o momento de criar estratégias para combatê- las. Nesse caso, é importante pensar tanto em planos de prevenção quanto de contingência, para lidar da melhor maneira possível se algo sair do controle.
Um plano de contingência é uma descrição das medidas a serem tomadas para retornar à normalidade, após um problema acontecer. Na análise de riscos, se considera também as situações que não puderam ser evitadas.
O objetivo principal é, claro, evitar os riscos. No entanto, é necessário ter um planejamento para lidar com o inesperado. Assim, mesmo em meio a uma ocorrência problemática, a equipe saberá o que fazer.
4. Investir em tecnologia
A tecnologia é uma grande aliada da gestão de riscos logísticos. Com a ajuda de sistemas voltados para os diferentes processos que compõem o setor, é possível acompanhar a operação em tempo real, além de analisar dados para mitigar as ameaças.
Soluções úteis para a gestão de riscos incluem: bloqueadores, rastreadores, telemetria, roteirizadores, sensores e câmeras. Através dessas ferramentas, a frota ficará segura, bem como os colaboradores e a carga.
5. Realizar treinamentos com a equipe sobre as medidas de prevenção
Além das ações realizadas pelos supervisores e do investimento em tecnologia, é necessário que a equipe esteja preparada para evitar riscos.
Nesse sentido, é válido realizar treinamentos periódicos e estimular o cumprimento das medidas de segurança.
Conheça o Imobilizador MAC 4G da Baita Tecnologia.
O anti jammer do mercado de tecnologia embarcada para prevenção de roubos e perdas!
Uma solução inovadora, para um mercado crescente e com carência de novas soluções.
Buscando inovar em soluções de segurança para sua Frota?
Entre em contato conosco para uma avaliação técnica conforme suas necessidades.