A Revolução da Internet das Coisas no segmento de Transportes e Logística

internet das coisas e melhoria da eficiência logística

A Internet das Coisas (IoT) é uma conexão entre dispositivos e sistemas do dia a dia com redes de internet. O termo foi mencionado pela primeira vez em 1999 por Kevin Ashton, um pesquisador britânico, com o objetivo de melhorar a interação e os processos. 

A IoT tem aplicações em vários setores, incluindo saúde, agricultura e transporte de cargas, e é conectada por meio de Wi-Fi, Bluetooth, dados móveis (3G, 4G, 5G) e outros sistemas.

Com o aumento da demanda online devido à pandemia, houve uma pressão no setor de transporte de cargas para maior eficiência logística. Isso levou à popularização da IoT, com alta conectividade entre dispositivos, uso de dados e robôs. 

O mercado de logística é dinâmico e competitivo. No ano passado, foi reformatado não apenas devido à situação mundial, mas também porque a Internet das Coisas (IoT) entrou ainda mais no nicho de logística. Segundo relatórios da KPMG, os desafios do mercado estão forçando os participantes a encontrar novos pontos de crescimento para seus negócios e reconstruir cadeias de suprimentos existentes.

A evolução digital já está presente no transporte, e o crescimento do comércio eletrônico irá estimular ainda mais o surgimento de novas tecnologias, otimizando processos, melhorando produtos e serviços e criando oportunidades, especialmente na terceirização de frotas.


O que é IoT na Logística?

IoT é uma elegante porta de geladeira inteligente que solicita a entrega de sua pizza de pepperoni favorita ou uma chaleira inteligente que ferve água com um clique de um smartphone. São sensores inteligentes em campos agrícolas drones com câmeras potentes, que permitem monitorar o estado do solo. 

Em mais alguns anos, o mundo ao nosso redor se tornará uma total Internet das Coisas. Mas quando falamos de IoT, a primeira associação surge com dispositivos inteligentes e ferramentas que podem ser tocadas fisicamente. Porém, Io T vai muito além disso, principalmente no mundo da logística global.

Atualmente, as tarefas prioritárias das empresas de logística são as seguintes:

  • Garanta a entrega just-in-time .
  • Proporcionar transparência na cadeia de abastecimento .
  • Garantir a transparência do ciclo de transporte e a qualidade dos serviços

O sucesso de qualquer empresa de logística reside na gestão eficaz de estoques e armazenagem, automação de processos internos de negócios, entrega rápida e garantia de armazenamento seguro de mercadorias. Os dados se tornam valiosos à medida que passam por esse ciclo. A troca de informações nos processos logísticos é fornecida por redes sem fio, como GSM, Bluetooth, Wi-Fi, entre outras.

A IoT encontra aplicação em todos os setores onde o transporte está envolvido. Ou seja, sua influência não se limita apenas à logística e ao transporte. Em vez disso, está chegando à manufatura, comércio varejista (incluindo comércio eletrônico), construção e outros nichos. Isso permite transparência nos processos da cadeia de suprimentos, trabalho melhor e mais consistente dos transportes e funcionários, além de economizar recursos da empresa. 

A IoT está levando as empresas de logística para o próximo nível por meio do desenvolvimento de soluções eficazes destinadas a trabalhar com Big Data, acelerando as cadeias de suprimentos de logística e muito mais. Isso é facilitado por outras tendências modernas, como a proliferação da Internet 5G, o rápido desenvolvimento de aplicativos móveis e serviços em nuvem. 

Buscando inovar em soluções de segurança para sua Frota?

Entre em contato conosco para uma avaliação técnica conforme suas necessidades.

Receba conteúdos no seu email

plugins premium WordPress
Rolar para cima

Faça um Orçamento

Preencha os campos abaixo que iremos entrar em contato para mais informações.